quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Memória e imagens da II JORNADA DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA DE PELOTAS




Nos dias 9, 10 e 11 de Outubro realizou-se na OCA, Ocupação Coletiva de ArteirXs a II Jornada de Educação Libertária de Pelotas. Essa Jornada teve como tema central a Educação Comunitária dos Povos originários, com o objetivo de realizar uma análise das formas não ocidentais de educação como o "Outro" da educação ocidental.
Para isso a Jornada teve duas conferências de especialistas nessa temática. O mestre em educação pela USP João Branco, que realiza pesquisa de doutorado em Oaxaca no México e apresentou as perspectivas educacionais desse povo originário mexicano que realiza um processo de resistência ao Estado através da elaboração de um projeto educacional baseado nas tradições milenares de aprendizagem comunitária.
Também contamos com a presença do escritor e antipedagogo espanhol Pedro Garcia Olivo, que tem mais de 11 livros publicados sobre a temática de crítica à educação escolarizada ocidental. Atualmente ele se dedica ao estudo das perspectivas de aprendizagens  dos povos nômades, rurais marginais e originários. 

Foram três dias de Conferências, oficinas, Rodas de Conversa e apresentação de trabalhos em andamento. A Jornada é parte do Projeto de Ensino "Multiversidade de Aprendizagens e foi realizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Libertária e anarquista.

O Grupo de Estudos Educação Libertária agradece a todos que de alguma forma contribuíram para esse belo evento. Em especial agradecemos os amigos Prof. Édio Raniere, da Psicologia da UFPel e seu Grupo de Pesquisa a Vida que vem, o amigo desescolarizador e mestre Guilherme Schoreder, o Prof. João da USP e a prof. Luiza Pascholeto que vieram com seus próprios recursos abrilhantar o evento e o amigo Pedro Garcia Olivo. Sem o apoio deles não teríamos realizado mais essa Jornada. 

Abaixo publicamos  imagens das atividades:




 Roda de conversa "(DES) educação informal nos meios contraculturais" com o professor Rodolpho Netto, mestrando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense(UFF), integrante e colaborador da Editora Imprensa Marginal e do Instituto de Estudos Libertários do Rio de Janeiro.









Roda de Conversa "Teatro de Militância: Filhos de Tereza e a arte de resistência do cabelo ao movimento", com a Companhia Teatral Filhos de Tereza de Pelotas











Conferência "Aprendizagem Própria e comunitária, apoio mútuo e coletivismo índio: A experiência dos povos originários de Oaxaca- México" com o mestre em Educação pela USP João Branco.








Roda de Conversa "O que andamos escrevendo? A escrita na academia como combate" com o Prof. Dr. Luciano Bedin da Faculdade de Educação e PPG de Psicologia  Social da UFRGS.







Conferência "A educação comunitária tradicional dos povos originários como resistência ético-politica ao etnocídio da escola ocidental" com Pedro Garcia Olivo, escritor espanhol, Doutor em História pela Universidade de Múrcia na Espanha.






Apresentações de trabalhos: "As contribuições de Proudhon à educação operária" de Crystiane Peres da Universidade Federal de Santa Catarina e "Ampliando-se para o corpo soltinho" cartografia de Jéssica Schuster da Psicologia da UFPel.








Leitura encenada "Pedro e a responsabilidade: Notas para uma cartografia socioeducativa" com o Prof. Édio Raniere e o grupo de Pesquisa " A vida que vem: Arte, Política e Processos de Subjetivação, do curso de Psicologia da UFPel.









Conferência "A Educação Comunitária anarquista: A contribuição de Jo. Proudhon e Èmile Lamotte" com a profa. Dra. Luiza Pascholetto, do Rio de Janeiro.


FEIRA DO LIVRO








A Editora Monstro dos Mares publicou os livros de Pedro Garcia Olivo em Português :
"O Educador Mercenário: Para uma crítica radical as escolas da democracia",
"Apresentação da Antipedagogia" e
" A Educação Vitimada: Aproximação desde uma alteridade irreparável: A educação comunitária indígena" 

Para adquirir os livros escreva para o  email : libertariosufpel@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS DO GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA e BIBLIOTECA TERRA LIVRE

O Grupo de Estudos Educação Libertária da UFPel disponibiliza para os interessados no tema um conjunto de livros e cartilhas recém l...