sábado, 28 de maio de 2016

Memória e Registros da 1 Jornada de Educação Libertária de Pelotas: A Educação de Anarquistas. de 17 à 20 de maio de 2016



Realizada nos dias 17, 18, 19 e 20 de Maio, a 1 Jornada de Educação Libertária de Pelotas superou todas as expectativas, seja na quantidade, mais de cem participantes dos mais diversos locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e cidades do RS como Santa Maria, Caxias do Sul, Porto Alegre, Rio Grande, Chuí, com expressivo  número de estudantes de Pelotas e região, seja na qualidade dos participantes  e dos trabalhos apresentados, bem como os painelistas convidados e Coletivos autogestionários. 

Tendo como tema "A Educação de anarquistas", a Jornada buscou  reunir pesquisadores, estudantes, professores e interessados no tema para compartilhar seus saberes e conhecimentos sobre a Educação Libertária, ou seja, a educação realizada pelos anarquistas. Para isso a Jornada foi organizada com uma série de atividades como painéis, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e oficinas, mesas de debates,  realizadas em diferentes locais, tanto na Universidade como em espaços de Coletivos autogestionários como a OCA, Ocupação Coletiva de ArteirXs, e a OKUPA 171.

A 1 Jornada começou um mês antes, com a elaboração do projeto do site e as peças de divulgação, elaboradas pelo compa Pablo Castro.


http://jeduliber.wix.com/educacaoanarquista


A Jornada ganhou divulgação na cidade com matéria de Carlos Cogoy no Diário da Manhã,  que abordou o tema da Educação Libertária



Matéria completa do jornal :

http://diariodamanhapelotas.com.br/site/educacao-libertaria-aprender-com-a-acao-direta-autogestao-e-apoio-mutuo/#share


Contamos com a parceria da Rádio Sofia que transmitiu ao vivo os painéis e apresentação de trabalhos







Postamos aqui um breve resumo da 1 Jornada de Educação Libertária de Pelotas com fotos da Gabriella Gasperim

Primeiro Dia 17/05- Abertura

Na abertura, realizada no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo que estava lotada,  tivemos a apresentação da Conferência "Educação Libertária:De Cempuis à Revolução Espanhola de 1936" , realizada por Rodrigo Rosa, professor Doutor em Educação  da Universidade de São Paulo e integrante da Editora Biblioteca Terra Livre de São Paulo. Na ocasião também foi lançado a edição brasileira da obra "A Colmeia: Uma experiência pedagógica" de Sebastién Faure, editada pela Terra Livre.

Rodrigo Rosa inicia a impossível tarefa de resumir em 2 horas, 40 anos de história da Educação Libertária






Parafraseando Emma Goldman que disse "se não posso dançar, não é minha revolução", dizemos "se não podemos rir, não é nossa educação libertária" 


Rodrigo Rosa fala sobre a Educação Libertária na Revolução Espanhola: depois de 30 anos de Educação Libertária nas Escolas Modernas de Ferrer, emergia uma geração de libertárias e libertários que protagonizaram a maior revolução autogestionária da história: A revolução Espanhola de 1936


Banca de Livros da Editora Biblioteca Terra Livre 



Lançamento da nova edição da obra clássica da Educação Libertária de Sebastién Faure, editada pela Terra Livre




Segundo dia: 18/05- Painéis Educação Libertária no Brasil e RS e Pesquisa Autodidata sobre Educaçao Libertária e lançamento de Revista.


No Segundo dia, na Faculdade de Educação da UFPel realizaram-se dois painéis: O primeiro, na parte da manhã,  foi sobre A história da Educação Libertária do Brasil e RS, realizada pelo professor Paulo Marques, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Libertária da UFPel e um dos organizadores da Jornada. No painel foi apresentado um breve resumo dos primeiros resultados da pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Grupo, com ênfase na memória e trajetória de educadores anarquistas que atuaram no Estado nas primeiras décadas do século XX, construindo Escolas e realizando atividades de caráter educacional.


Resgatar a "história oculta" da Educação Libertária no Brasil e Rio Grande do Sul, eis o desafio para a Educação Libertária de hoje e amanhã

Na parte da tarde realizou-se o painel sobre Pesquisa Histórica Autodidata sobre anarquismo, com   João Batista Marçal, jornalista, radialista, escritor e pesquisador autodidata, Marçal é autor do único livro existente sobre os anarquistas gaúchos: “Os anarquistas do Rio Grande do Sul (1995)”; além de diversos livros de história do movimento operário: “Primeiras Lutas operárias no Rio Grande do Sul' (1987); “Memória Histórica dos socialistas do Rio Grande do Sul (1987); “A imprensa operária no Rio Grande do Sul (2004)”; “Dicionário Ilustrado da Esquerda Gaúcha. Anarquistas, Comunistas, Socialistas e trabalhistas (2008)”.


Marçal apresenta sua obra inédita e única sobre a História dos anarquistas gaúchos, fruto de sua pesquisa autodidata de mais de 20 anos. 







Na parte da noite, foram lançadas duas revistas: A revista de Educação Libertária PERISCÓPIO e a Revista antimilitarista ROMPENDO FILAS


A Revista de Educação Libertária Periscópio começou a circular na Jornada




https://issuu.com/revistaperiscopio1/docs/revista_perisc__pio_final




http://ramalc.org/revista-rompiendo-filas/


Terceiro dia, 19/05- Apresentação de Trabalhos

A atividade de Apresentação de Trabalhos, fruto de pesquisas e estudos realizados ou em andamento foi de grande riqueza que propiciou a troca de ideias, saberes e conhecimentos entre os participantes. Divididos em 4 eixos os trabalhos foram apresentados na OCA, Ocupação COletiva de ArteirXs, espaço Coletivo de Vivência autogestionária e cultura Libertária durante a manhã e a tarde.

Inicialmente pensado para ser realizado no interior do prédio, o belo sol da manhã convidou a todXs para que as apresentações fossem realizadas no lado de fora.

Destacamos aqui alguns dos trabalhos apresentados :

Eixos : Memória e História da Educação Libertária e Teorias da Educação Libertária, ciência, questões de gênero e movimentos sociais


Anarquismo e Educação em Rio Grande ( 1918-1927): Educação de, para e pelos trabalhadores” (Francisco Vargas, Gabriela Caceres, Rita de Cássia Grecco-RS)

"Anarquismo e ciência nos livros da Escola Moderna de Barcelona" (Rodrigo Rosa, Fac. Educação -USP)

"Práticas de leitura e autodidatismo no anarquismo argentino" (Eduardo Augusto de Souza Cunha-USP/São Paulo)

"A mulher na perspectiva da educação libertária" (Tasciele Feltrin- UFSM, Santa Maria)

"O ensino de ciências na Pedagogia racional Libertária" (Fernanda Monteiro UFSM/Santa Maria)


Rodrigo Rosa e Eduardo, da USP apresentam seus trabalhos sobre Anarquismo e ciência nos livros da Escola Moderna e Práticas de Leitura e autodidatismo no anarquismo argentino, respecttivamente.



Prof. Francisco Vargas apresenta seu trabalho sobre Anarquismo e Educação em Rio Grande(1918-1927)



Na parte da tarde mais um conjunto de trabalhos foram apresentados trabalhos ainda dos eixos história e questões de gênero e teorias e práticas contemporâneas


"As mulheres no jornal anarquista 'Nosso Verbo' de Rio Grande- RS (1919-1921) (Juliana Pino- FURG)

Por uma educação anti-antropoceno: contribuições anarquistas para uma educação sócio-ambiental” (Rodolpho Jordano- RIo de Janeiro)

"Para além do usuário de drogas: a instauração de processos clínicos-educacionais autônomos em saúde" (Leonardo Kozoroski Oliveira- UFSM, Santa Maria)


Juliana Pino apresenta seu trabalho "As mulheres no jornal anarquista 'Nosso Verbo' de Rio Grande- RS (1919-1921) 

Rodolpho Jordano do Rio de Janeiro apresenta seu trabalho “Por uma educação anti-antropoceno: contribuições anarquistas para uma educação sócio-ambiental” 




Na noite fria de quinta (19/05) aquecidos por uma fogueira realizamos a Roda de Conversa  sobre Educação Nômade e Pós escolarização com Guilherme Schoreder , “Gui Sch” ,sociólogo e mestrando em Educação na UFRGS em Filosofia da Diferença.

A noite estava quente ao redor da fogueira para conversar sobre desescolarização e pós escolarização






No último dia, 20/05, realizamos a oficina "Laboratório de Ação Direta, na OCA e a tarde a Mesa de Experiências de Espaços e Coletivos Autônomos de vivências e Educação Libertária onde tivemos a presença dos Coletivos: Biblioteca José Saúl – Okupa 171 ( Pelotas/RS); Ocupação Coletiva de ArteirXs- OCA (Pelotas/RS); Coletivo Editora Biblioteca Terra Livre (São Paulo/SP); Coletivo Editora Deriva (Porto Alegre/RS); Coletivo Luneta ( Sapiranga/RS); Okupa Pandorga e Coletivo Semente (Porto Alegre/RS)



Laboratório de Ação Direta realizado na sexta, dia 20 pela manhã na OCA




Encerramos nossa 1 Jornada de Educação Libertária de Pelotas com uma "Hora Feliz" na Okupa 171, confraternizando com deliciosas bebidas e comidas veganas dXs compas da Okupa.


Parabenizamos a todXs que viabilizaram essa Jornada, a primeira de muitas que queremos contruir.

Saúde e Anarquia para todXs e até a próxima.




Album de Imagens







































Um comentário:

  1. gente e os certificados vanessa moreno gonçalves vanessamoreno1211@gmail.com

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