terça-feira, 13 de maio de 2014

Aos trabalhadores e outros escritos políticos de Lev Tolstói





A Intermezzo Editorial junto com a Editora Imaginário estarão lançando neste ano uma obra fundamental com os escritos políticos de Lev Tólstoi em português. O lançamento é parte da Coleção CLIVAGENS da recém criada  Intermezzo de Plínio Augusto Coelho, que se direcionará para publicação de  obras no âmbito da cultura como cinema, artes, literatura, música.

O livro "Aos trabalhadores e outros escritos políticos de Lev Tolstói" vem suprir esta lacuna que é a falta de traduções  das obras e ensaios políticos  deste grande pensador libertário para o português.


Texto da contracapa:

"Proteger a propriedade fundiária é ser causa das privações e dos sofrimentos de milhões de seres, daqueles que são mal alimentados e trabalham até ao esgotamento de suas forças, dos velhos e das crianças  que morrem antes da hora, unicamente porque lhes falta a terra que é monopolizada por outros.
Se as consequências da propriedade fundiária são essas, - e não se poderia negá-las- é evidente que aderir a essa instituição , seja como proprietário, seja como seu protetor, é uma ação lesiva da qual todos devem abster-se. Centenas de milhões de homens, sem se colocar em greve, consideram como maléfico: a usura, a devassidão, a violência contra os fracos, o roubo, o assassinato etc.,e abstêm-se de tais atos. Os operários deveriam observar a mesma atitude na questão da propriedade fundiária. Eles próprios veem  o quanto essa instituição é ilegitima, perniciosa, cruel. (Lev Tolstói)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançada a II JORNADA DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA de PELOTAS

II JORNADA DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA de PELOTAS  9, 10 E 11 de Outubro de 2017 Local : OCA : Ocupação Coletiva de ArteirXs Na ...