terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Revista Educação Libertária




A Revista Educação Libertária, criada pela Editora Imaginário é uma iniciativa de enorme valor  para a divulgação da teoria e prática, histórica e contemporânea da  educação libertária. A Editora lançará neste ano de 2014 as edições de número 2 e 3.

Abaixo transcrevemos a apresentação da revista feita pela Editora Imaginário:

Em 1990 a Editora Imaginário publicou sua primeira obra concernente à Educação Libertária. De 1990 à hoje, foram publicadas doze obras relativas ao tema.

Além das Edições a Imaginário engajou-se na organização de Colóquios Internacionais, em especial o Colóquio Internacional de Educação Libertária realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2007 em parceria com o IEL-Instituto de Estudos Libertários.

É mister ressaltar que desde a criação do IEL, tivemos, Imaginário e IEL , a preocupação de erguer a bandeira da luta em prol da difusão do ideal libertário, em particular, alargando caminhos a serem trilhados para a construção de uma "Educação emancipadora", no sentido pelloutiano. E, nisso, convenhamos, quem mais do que os libertários tem a oferecer um passado extremamente rico em teoria e experimentações nos quatro cantos do mundo?

Resgatar, tornar conhecidas as teorias e práticas libertárias em educação é absolutamente fundamental para servir de reflexão e ferramenta à construção de uma educação que contemple, a um só tempo, a autonomia da esmagadora parcela da classe trabalhadora e a conscientização da necessidade de combater as forças domesticadoras do Estado e do Capital. 

A retomada da Educação libertária concorre para esses objetivos.( texto da orelha da Revista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS DO GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA e BIBLIOTECA TERRA LIVRE

O Grupo de Estudos Educação Libertária da UFPel disponibiliza para os interessados no tema um conjunto de livros e cartilhas recém l...