segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Lançamentos de obras sobre Educação Libertária da Editora Imaginário em 2014

A Editora Imaginário é atualmente a principal editora brasileira de livros libertários no Brasil. Responsável pela edição de obras clássicas e contemporânea do pensamento anarquista nas mais diferentes áreas como sociologia, filosofia, educação, história, antropologia, psicologia, literatura.

Ao completar 30 anos em 2014,  a Editora  Imaginário está programando uma série de lançamentos inéditos para este ano. No que diz respeito à educação libertária destacamos as seguintes obras:


 Revista Educação Libertária número 2, que traz diversos artigos sobre a temática da Educação: 





Compendio de Educação Libertária de Hugues Lenoir 
Lançamento Março/abril de 2014





Autogestão Pedagógica e Educação Popular: A Contribuição dos anarquistas

Lançamento :Primeiro semestre de 2014



"Mas porque então os anarquistas, mas do que qualquer outra corrente do socialismo, sempre se interessaram pela educação? Este curto texto propõe-se a trazer, não uma resposta exaustiva, mas alguns elementos de reflexão relativa a essa questão central nas práticas e teorizações libertárias.

A primeira razão desse interesse permanente é a inscrição do movimento libertário numa tradição humanista radical e filosófica na filiação de Rabelais, Montaigne, Rousseau, Pestalozi, Condorcet, Godwin..., na sequencia por uma reflexão educacional engajada por Fourier, Considerent, Le français etc...o que teve como consequencia direta que a maioria dos teóricos anarquistas interessou-se pela educação e produziu em relação a ela algumas reflexões como fizeram Proudhon, de início, depois Bakunin, Kropoktin, Reclus e muitos outros. Tradição intelectual e revolucionária que deu lugar a fortes reflexões  pedagógicas tais como aquelas de Guillaume, Pelloutier, Thieri, Robin, Faure, Ferrer, e as significativas realizações emblemáticas como o orfanato de Cempuis, La Ruche, as Escolas Modernas, ou outras menos conhecidas como as Escolas Libertárias de Hamburgo Ou Lavenir Social animadas por Madeleine Vernet. Tradição e interesse jamais desmentidos e perdura até hoje com a Escola Bonaventure, ha alguns anos, o Liceu Autogerido de Paris(LAP) ou o Dionyversité em Saint Denis Hoje( texto contra-capa do livro)

Escritos Pedagógicos de Sébastien Faure




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS DO GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA e BIBLIOTECA TERRA LIVRE

O Grupo de Estudos Educação Libertária da UFPel disponibiliza para os interessados no tema um conjunto de livros e cartilhas recém l...