sábado, 1 de fevereiro de 2014

Estudo dos grandes pensadores libertários da Educação




O Grupo de Estudos Educação Libertária-UfFPel definiu que realizará como dinâmica o estudo de um autor e suas obras principais em cada semestre. Serão os "Estudos dos grandes pensadores libertários da Educação" que terão início neste ano com o educador Ivan Illich e seu livro "Sociedade Desescolarizada", que será utilizada como base para o estudo de outros textos deste autor. A proposta também prevê que ao final do semestre o Grupo promoverá um Seminário sobre o autor e sua obra.




Quem é Ivan Illich: 


Ivan illich foi um dos maiores educadores do século XX. Nascido em 1926 em Viena na Áustria, estudou teologia e filosofia na Universidade gregoriana do Vaticano; trabalhou como padre em Nova York e em 1956 vai para Porto Rico,  onde assume como Vice-Reitor da Universidade Católica de Porto Rico. Em 1961 funda o Centro Intercultural de Documentação(CIDOC) em Cuernavaca no México. Depois de 10 anos de funcionamento o Centro começa a entrar em conflito com o Vaticano e é fechado e Illich abandona a vida religiosa. A partir dos anos 1980, Illich viajou muito, repartindo seu tempo entre os EUA,México e Alemanha. Foi nomeado professor visitante de filosofia e ciência, tecnologia e sociedade na Universidade Estadual da Pensilvania, e também professor visitante da Universidade de Bremen. Escreveu diversos livros e artigos  sobre educação entre eles sua mais famosa obra lançada em 1971 “ Sociedade Desescolarizada” . Neste livro Illich faz uma uma crítica radical à institucionalização da educação nas sociedades contemporâneas. Através de exemplos sobre a natureza ineficaz da educação institucionalizada, ele se mostrava favorável à auto-aprendizagem, apoiada em relações sociais intencionais, e numa intencionalidade fluida e informal, realizada com o uso das novas tecnologias de informação em uma época em que a internet nem mesmo existia. A partir do que fez e do que pensou sobre educação, seja na análise rigorosa e radical seja nas proposições que apresentou  é possível dizer que Ivan Illich é um dos mestres cujo pensamento esteve e ainda está a frente do seu e do nosso tempo....


A Obra Principal : Como feito em outros trabalhos, Ivan Illich propõe em sua obra já clássica “A Sociedade Desescolarizada” uma crítica radical das verdades que assumimos como lugar-comum como o fato da Educação ser sinônimo de Escola. Em muitos casos, coloca a questão em termos de contabilidade: o quanto custa a escolaridade obrigatória e o sistema escolar? e como esse sistema beneficia a população (nível cultural das pessoas, aumento da qualidade de vida), para onde vai o dinheiro que investimos na escola?, quem recebe o quê? e quem se beneficia dela? São as próprias crianças que recebem? ou, na verdade, são recursos que se perdem na manutenção de todo o aparato institucional? Illich denuncia as assimilações que fazemos de forma ordinária, confundindo ensino com saber, a promoção de "cursos' com educação, o "diploma" com competência para determinada atividade, "fluência' com a capacidade de dizer algo novo, e "serviço' com valor. Confundimos, no paroxismo da perversidade, as necessidades não-materiais com demanda por bens. Uma obra fundamental para todos que buscam uma discussão sobre educação a partir das raízes dos problemas que a engendraram e uma perspectiva de Educação realmente libertária, livre da jaula de ferro da sociedade cada vez mais burocrática e desigual.


Neste site é possível encontrar em PDF as obras de Ivan Illich : 

Lembrando os Encontros do Grupo são realizados quinzenalmente, nas terças, às 15h na Sala 314, da Faculdade de Educação da Ufpel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As educadoras anarquistas individualistas: mulheres livres na Belle Époque, por Anne Steiner*

Nos trabalhos que reconstroem a gênese do movimento feminista apenas são citadas as figuras das mulheres anarco-individualistas do pr...